vrijdag 30 december 2005

beste wensen voor... (os desejos de...)

nao como passas. nao tenho desejos nem resolucoes. quer dizer nao costumo…

vou tentar dizer NAO. tambem quero ser simetrica.

zoet

donderdag 29 december 2005

in het bos (no bosque)

bos

lars

bos2

lars & ria

opa Ze (avo Ze)

avo Ze

o L. nasceu com o nariz na testa de tao arrebitado. a bisavo paterna acha estranho e esta sempre a perguntar a quem e que ele sai com aquele nariz. respondo-lhe que ao meu pai e ouco, ‘o que? ele tambem estava la?’.

se ela melhorar e me perguntar o mesmo da T. nao ha que enganar.

perdeste a neve...

nieuwe spijkerbroek (calcas novas)

estou de ferias. verplicht adv, ‘ferias obrigatorias’. nao me importo nada. dei descanso a avo e so me restou o dia de hoje inteirinho para mim.

cortar o cabelo. o ultimo corte que levou deve ter sido em portugal, que aqui nao me consigo fazer entender quanto a penteados. gostei. deu-me animo para entrar em algumas lojas, mas sol de pouca dura.

as raparigas que trabalham nas lojas de roupa devem nao ter aquilo por um niquinho para fazerem outras coisas. agarrei no modelo que procurava e disse com um 26 na mao, acho que nao me servem, olha para mim e saca-me sem pestanejar um 33, como e que adivinhou! cada vez percebo melhor a angustia do homem da barriga da cerveja. la me fiquei por outras calcas cinturinha mais subida de que so conhecia versao sapatos e desforrei-me a comprar para os miudos.

chega a casa e diz-me que podia ter ficado mais curto. dou o dia como mal aproveitado!

vrijdag 23 december 2005

feest (festa)

isto este ano esta a correr sobre rodas. despachadinha. o carpaccio, o bife de veado e o tiramisu, kant en klaar, ja estao no frigorifico. tenho tres quilos de bacalhau de molho, e tres dias de natal. amanha tempo de sobra para ir passear a amersfoort com o meu pai, talvez um mercado de natal e oliebollen, que este ano esta calor.

ontem foi a festa la do trabalho. mais de duzentas pessoas enfiadas numa tenda aquecida e cheia de espelhos, o tema devia ser o moulin rouge. nao havia buffet, a comida rolava em mini pratos que os empregados traziam a uma cadencia insuficiente, o que fez meio mundo abancar de prontao e garfo na mao em frente da cozinha.

pelas dez da noite quando o leiding-gever (vulgo chefe) comeca a dancar que nem homem borracha a nossa frente esta tudo estragado. de mansinho vou a casa de banho e piro-me dali. depois do fiasco da festa de line dancing do verao, esta nao foi muito melhor. o ‘cabaz’ de natal tambem foi original. uma mala de desporto cheia de apetrechos de ginastica, pesos, garrafa de agua, toalha, barras energeticas e medidor de calorias. toda a gente a reclamar a falta de vinho e a patetice, eu fiquei pequenina e quase achei que era prenda personalizada. em janeiro vou ali perguntar os precos.

woensdag 21 december 2005

36 = 3

soprou as velas no domingo passado, mas oficialmente foi a 21 de dezembro de 2002 pelas 08.43 .

Lars dec.2005


ja nao me lembro que um dia foi assim:

Lars jan.2003
jan.2003

e assim, assim, assim, assim....

maandag 19 december 2005

meer slabbetjes (mais babetes)

sneak_preview

anda toda a gente preocupada com o natal. eu como nao tenho de comprar prendas, vamos comer a casa dos sogros e o meu pai traz o bacalhau ponho-me a fazer babetes.

os dois primeiros nao resistiram a lavagem, a fita, (o portugues foge-me, a costura e como a puericultura so a conheco em holandes), abriu de tao mal cozida que estava, por isso alterei o modelo.

bib03-06

comprei trinta e sete ‘quartos gordos’ das viagens da tia graca. trinta e sete pedacinhos de tecido para combinar. a hora da refeicao damos a volta ao mundo, vamos a new york comer ananas do hawai, temos sombrinhas dos parques de paris e depois do render da guarda bebemos cha.

mesmo assim irritada com a trabalheira que a tal fitinha da e ainda nao contente com o resultado, outro modelito.

bib07-10

a T. ja tem mais babetes do que dias da semana. mais dois que ja tenho cortados por costurar (aonde estou com a cabeca) e a pedido do pai talvez fazer umas bainhas e outras coisas uteis.

zaterdag 17 december 2005

luie zaterdag (sabado perguicoso)

sneuw

hoje tivemos neve. 5 minutos de neve, que os 3 graus la fora nao dao para mais. gosto de neve e fico que nem ele a ve-la cair. ainda nao prometeram um natal branco...

tessa_stofzuigen

hoje tivemos aspirador. 20 minutos de aspirador. nao percebo a fixacao deles pelo aspirador. so espero que la pelos 16 o entusiasmo nao lhes passe.

o primeiro ganchinho comprou-lhe o pai, porque menina tem de ter acessorios, mas no fundo esta farto de dizer as senhoras do supermercado o que e obvio... que e uma 'zij/ela'.

maandag 12 december 2005

boom (arvore)

kerstboom

ele nao gostou muito da minha falta de espirito, com ameaca de natal so a tres la foi comprar a arvore. o L. ajudou e ja mudou completamente de tema. despiu-se do papel de zwart piet e deixou de lado o chapeu que usou durante tres semanas, so com pausa para o banho e para dormir. com a avo viu na loja outro de pai natal, mas o bom senso nao o deixou ficar com tal coisa ate ao carnaval.

confesso que entro um bocadinho no espirito, deve ser do lusco fusco, que a falta de tomadas saiu candeeiro e entrou arvore.

a festa ainda e outra. no fim de semana pendurar as bandeirinhas e cantar-lhe o lang zal je leven na gloria... na gloria, hip hip hurra!

hoje foi ao medico, esta mesmo esticado. desde julho seis centimetros, o peso por baixo da curva, nao sei o percentil que aqui nao interessa nada. a euforia das sopas ja passou, com exepcao da courgette (duas courgettes, dois tomates, uma chalota, 8dl de caldo de galinha, brrrumm na trituradora a acompanhar com salmao fumado, uma colher de creme-fraiche e cebolinho, um must!). nao escrevo o que come durante o dia todo. nao faco dramas. tambem fez um teste de visao, mas ficou a duvida. nos simbolos mais pequenos respondia ja, ficamos sem saber se os nao via, se ainda nao sabia dizer a palavra ou se era palhacada. daqui a tres meses repetimos.

happy ending... hoje nao me esqueci de ir busca-los.

woensdag 7 december 2005

bijna kerst (quase natal)

era como eu dizia… mal o santo partiu para espanha comeca toda a parafernalia do natal.

este ano nao ha espirito natalicio. sempre a pensar ainda falta tanto... tudo por culpa das viagens e dos aniversarios pelo meio. a coisa esta a passar ao lado!

no trabalho tambem se atrasaram, arvore nem ve-la. na creche nao. muito desolado repetiu no seu holandes atabalhoado: ‘papa en mama geen boom he?', que o pai e a mae nao tinham arvore de natal. porra… logo este natal onde nao ha pachorra para a quadra e que o miudo comeca a ficar sensivel a estas coisas.

este ano calhou mal, no proximo fds tentar comprar a bendita arvore aos escuteiros, com visitas para o jantar e uma festa de anos no domingo, nao sei se me vou arranjar.

ha tres anos tambem nao tivemos natal, esquecemos-nos do natal e tudo por culpa dele! como aqui dizem: kerstkind! quer dizer quase...

a ver se vou comprar a arvore...

dinsdag 6 december 2005

slabbetjes (babetes)

slabettjes

- porque nao consegui pensar em nada mais simples para experimentar com a minha maquina de costura;
- porque uso um babete por dia e os que tenho nao chegam para as encomendas;
- porque nao sei o que fazer aos tecidos que encomendei do japao;
- e porque me deu um gozo enorme.

slabettjes

zondag 4 december 2005

pakjesavond (noite dos presentes)

antecipou-se uma noite, mas por ser domingo da mais jeito.

foi generoso, percebeu a mensagem e nao exagerou, um saco de presentes para as criancas, um fondue chines, uma tesoura de podar e um kill bill 1 e 2 colado a um poema do proprio santo.

o que eu mais gostei foi, pela primeira vez ve-lo a acreditar. a assustar-se quando o zwart piet, personalizado pela mao da avo, bateu na janela,cada 'ahhh' que esclamou a cada presente.

um natal antecipado e como deveria ser, so para as criancas. e o melhor… e estarmos despachados que aqui no natal nao se da prendas. reune-se a familia para comer. e como se come!

a arvore de natal so pode entrar em casa depois do sinterklaas, tarefa do proximo fim de semana, e desaparece logo a 27. ca em casa fazemos a espanhola e deixamos ficar ate 6 de janeiro.

quanto ao pai natal nao existe. e se algum dia me perguntarem conto-lhes a verdade. o pai natal e uma copia. mais ou menos assim:

‘new york, ou melhor nieuw amsterdam e fundada por holandeses e uma das tradicoes que trazem e a de festejar o sinterklaas. a troca com os ingleses de nieuw amsterdam por aquilo a que hoje chamam as antilhas holandesas (grandes parvos!) e a dificil pronunciacao degenera o nome em ‘santa claus’. da-se a reforma da igreja, mas o santo ja era tao popular que simplesmente juntam a sua celebracao com a celebracao do nascimento de jesus. depois muito mais tarde vem a marca de refrigerantes mais popular do mundo, nao contente com o styling do senhor e tranforma-o na caricatura que todos nos conhecemos.’

fora o pai natal. viva o sinterklaas.